top of page
Terceira apresentação: IST e AIDS / Falhas Humanas no Trabalho
(Conteúdo destinado à comunidade escolar da ETEC de São Paulo)
Nas Infecções Sexualmente Transmissíveis - IST (antiga DST) uma pessoa tem a infecção sexual e pode transmitir, mesmo sem sinais e sintomas.
As infecções transmitidas por relação sexual são causadas por mais de 30 vírus e bactérias através do contato, sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada. Desta forma, abrir mão do uso do preservativo nas relações expõe a pessoa e os parceiros com as quais ela se relaciona. (Ministério da Saúde , 07/02/2020)
As ISTs geralmente causam lesões nos órgãos genitais, o que aumenta a vulnerabilidade para a pessoa adquirir o HIV. Sem contar que as IST, como sífilis, gonorreia e clamídia, por exemplo, podem causar morte, malformações de feto, aborto, dentre outras complicações. As infeções sexualmente transmissíveis também têm impacto direto na saúde reprodutiva e infantil, pois podem provocar infertilidade e complicações na gravidez e parto, além de causar morte fetal e agravos à saúde da criança
A transmissão do HIV se dá principalmente por via sexual.                                                 Outras formas de transmissão são por meio da transfusão de sangue contaminado e seus derivados; através do uso de drogas injetáveis e compartilhamento de seringas, canudos e cachimbos; materiais perfuro cortantes não esterilizados; ou por meio da transmissão vertical de mãe para filho. Vale destacar que, mesmo assintomático, o portador pode continuar a transmitir o vírus
testes HIV Sifilis Hepatite
IST Testes.PNG
 A AIDS, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é o estágio mais avançado da doença causada pelo vírus HIV. Mais vulnerável, o organismo fica mais sujeito a diversos agravos - as chamadas infecções oportunistas - que vão de um simples resfriado a infecções mais graves como tuberculose ou câncer.
Como prevenir-se do HIV/AIDS:
  • Use preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais;
  • Não compartilhe agulhas, seringas, canudos ou cachimbos;
  • Fique atento ao uso de material esterilizado na aplicação de tatuagens e piercings;
  • Realize o pré-natal com exames, na gestação;
  • Verifique o uso de materiais não esterilizados em clínicas odontológicas, manicures e barbearias
man-wearing-red-ribbon-3900469.jpg
video (sem som)
Falhas Humanas
De acordo com o artigo 19 da Lei nº 8.213/91, com redação complementada em 2015, um acidente do trabalho é aquele que ocorre durante a execução de trabalho a serviço de uma empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda/redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
A falha humana é caracterizada pelo desrespeito às normas de segurança durante a execução de um trabalho.
Estima-se que 88% dos acidentes de trabalho ocorram por falha humana.
Um acidente é considerado falha humana quando não houve respeito às normas de segurança durante a execução de determinada tarefa. Também chamado de ato inseguro , este tipo de atitude pode provocar danos no trabalhador , colegas de trabalho , máquinas , materiais e equipamentos ,  em ações conscientes ou não.
fireman-holding-hose-during-daytime-1559
accident-black-and-white-care-catastroph
white-and-black-sunken-ship-2056194.jpg
Em geral, as falhas humanas são provocadas por:
– Falta de atenção por descuido, imperícia ou cansaço;
– Falha de previsão, associada à ausência de planejamento;
– Falha de análise, por desconsiderar todas as variáveis e consequências;
– Falha psicológica, por interpretações equivocadas, medo, arrogância, retaliação, estresse, teimosia e crenças pessoais;
– Falha funcional por doenças que afetam o uso das faculdades biológicas;
– Falha de julgamento por conta de curto espaço de tempo ou falta de informação para tomar decisão;
– Falha processual causada por lacunas nas diretrizes operacionais;
– Falha por incompetência
As falhas humanas podem ser agrupadas em erros por negligência, imprudência ou imperícia. IMPERÍCIA: é inaptidão, ignorância, falta de qualificação técnica, teórica ou prática, ou ausência de conhecimentos elementares e básicos da profissão. NEGLIGÊNCIA: é deixar de tomar uma atitude ou não apresentar a conduta que era esperada para a situação. IMPRUDÊNCIA: pressupõe uma ação precipitada ou sem cautela.
Exemplos de falhas humanas em rodovias
Excesso de velocidade
Chuvas tornam pistas escorregadias
bottom of page